quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vida e obra de Manuel Bandeira: breve resumo

Nascido em Recife, em 1886, Manuel Carneiro de Souza Bandeira mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fez o curso secundário. Em 1903 foi para São Paulo onde matriculou-se na Escola Politécnica: seu pai queria que fosse arquiteto. Mas logo voltou para o Rio, porque a tuberculose manifesta-se pela primeira vez.
Em 1922, participou indiretamente da Semana de Arte Moderna, enviando para leitura o poema 'Os sapos'. Não concordava totalmente com as ácidas críticas feitas aos parnasianos. Foi professor de Literatura, escreveu crônicas e críticas de música e cinema, em vários jornais. Em 1940, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Morreu no Rio, em 1968.
OBRAS: A cinza das horas (1917), Carnaval 91919), Poesias (1924), Libertinagem(1930), Estrela da manhã (1936), Mafuá do malungo (1948), Opus 10 (1952), Estrela da tarde (1958), Estrela da vida inteira (1966).
Uma das marcas da poesia de Bandeira é um tom suave e melancólico, às vezes disfarçado por um discreta ironia. Segundo alguns críticos, isso se deve à consciência da precariedade da vida que sua doença lhe traz.
O traço marcante da poesia de Bandeira é a simplicidade. Sua linguagem é clara, acessível e direta, revelando um olhar sobre o cotidiano que capta o que está por trás das coisas, dos seres e das situações. Essa visão é profundamente humana e marcada pela aguda consciência do quanto a vida é frágil.

24 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. valew obrigado pelo resumo!!! Gostei muito!!! agora tenho meu trabalho :)

    ResponderExcluir
  3. vlw agora vou poder apresentar o meu trabalho bem melhor

    ResponderExcluir
  4. Resumo foda, adorei. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado vai ajudar muito no meu trabalho da escola

    ResponderExcluir
  6. muito obrigado vai ajudar muito no meu trabalho da escola

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Nossa muito obrigada..<3 esse resumo foi eu q fiz..amo vcs meus leitores

    ResponderExcluir
  9. ajudou muito mas Carnaval 91919) porra
    olhem nas obras

    ResponderExcluir
  10. quem ta vendo em 2016.Muito bom ficou ótimo!!!!

    ResponderExcluir
  11. gostei muito!!! agora vou ganhar um 10 kkk no meu trabalho uffa kkk

    ResponderExcluir
  12. Eu amei.. vai ajuda muito no meu trabalho da escola
    Vlww ♡

    ResponderExcluir
  13. Eu amei.. vai ajuda muito no meu trabalho da escola
    Vlww ♡

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse resumo. Obg♡♡♥★♡☆★♥♡★♡.

    ResponderExcluir